sábado, 25 de fevereiro de 2006

Instalando o TDE - Gerenciador de janelas 100% Brazuca

Conforme o próprio site do TDE diz:

O TDE - Techisa Desktop Environment foi criado com o propósito de ser um ambiente gráfico leve, de fácil personanização para ambientes onde o controle do ambiente de trabalho é importante. (http://tde.codigolivre.org.br)


Então vou aqui ensinar como instalá-lo.

É necessária a biblioteca libpng. Por Debian:

apt-get install libpng


  • O TDE tem várias formas de instalação. Para sistemas baseados em Debian, baixe o Debian disponível em (link indireto):

http://codigolivre.org.br/frs/download.php/4562/tde2-1.2.1-1.deb

Para instalar, basta um

dpkg -i tde2-1.2.1-1.deb


  • Para sistemas não baseados em Debian, baixe-o em (link indireto):

http://codigolivre.org.br/frs/download.php/4514/tde2-1.2.1-1-Linux.tar.bz2

Extraia o pacote com um

tar -xjvf tde2-1.2.1-1-Linux.tar.bz2


Entre no diretório que foi extraído usando o velho comando cd. E enfim, rode o script

./install.sh


  • Depois da instalação, basta fechar a sessão, e na tela do GDM ou KDM escolher o TDE como gerenciador. Entre e divirta-se!
-------------------------------------------
Agradecimentos

Gostaria de agradecer ao Tigo e ao Fernando nishimura pelos comentários enviados ao post anterior. Ser um blog de utilidade máxima é a intenção minha sobre esse blog, e para isso tenho que compartilhar meus conhecimentos e aprender pela segunda vez. Obrigado.

-------------------------------------------
Amanhã tem tutorial completo sobre Cedega!!
-------------------------------------------

11 comentários:

Anônimo disse...

Como vai grande JulioCBM!

Eu sou fã do seu trabalho, parabéns!

Gosto muito do TDE e instalei ele no kurumin 5. Mas ele não foi adicionado no gerenciador de longin quando inicia.

Sei que está funcionado porque iniciei em modo texto e dei o comando starttde2 e o sistema inicou com o TDE, que está uma maravilha.

Você tem alguma dica para eu resolver este problema?

izabeljp
izabeljp@gmail.com
T+

JulioCBM disse...

Opa, obrigado!

Você instalou em DEB ou pelo instalador genérico?
Para resolver seu problema, teoricamente, rodando os comandos:

export LD_LIBRARY_PATH=/opt/tde2/lib

chmod +s /opt/tde2/bin/tdesu

/opt/tde2/bin/tdesetenv -nogui

resolveria seu problema. Tente aí e responda por aqui.

Abraços

Anônimo disse...

Olá JulioCBM,

Eu pensei ter postado a resposta, mas ela não está aqui.
Bom então, vou tentar de novo.

Deu tido certo, sua solução foi infalível!
Muito Obrigada!
T+

Anônimo disse...

Como vai Amigo
Gostaria de saber se vc instalou algo mais, fora o pacote Libpng, pois no meu caso não funcionou. O instalar reclama de varios pacotes que não foram encontrados referentes a Libqt-mt.so.3. Meu conectiva e o 8 e instalalei com o basico do X.

JulioCBM disse...

Opa.. Sugiro você a instalar o pacote libqt3-mt, pois ela é extremamente necessária ao TDE. Não sugeri a instalação no tutorial pois quase todas as distros hoje vem com essa biblioteca (necessária para o KDE também).

Abraços

Anônimo disse...

Muito bom o TDE.
Instalei no Slax e faltam duas libraries (libfam.so e libpam.so).
Mesmo assim funciona, apesar de alguns funções não estarem disponiveis.

JR

Anônimo disse...

Estou começando agora no linux e ainda nem tenho um ambiente grafico instalado no meu debian sarge (kde e gnome sao pesados demais). Como eu poderia baixar e instalar o tde apenas no modo texto?

Obrigado

JulioCBM disse...

Sim, em modo texto:

wget -c http://codigolivre.org.br/frs/download.php/4858/tde2-1.2.3-1-Linux.tar.bz2

tar xjvf tde2-1.2.3-1-Linux.tar.bz2

chmod +x install.sh

sudo install.sh

Você precisará também do XDM, para poder entrar no TDE.

Anônimo disse...

Obrigado pela dica
Mas o que é XDM e como faço para instalar tambem no modo texto?

obrigado de novo

JulioCBM disse...

Se for sistema baseado em Debian:

apt-get install xdm

Isso se vc já não tiver o KDM ou GDM instalado.

Anônimo disse...

quase la!!

porem quando digito

chmod +x install.sh

ele diz que encontrar o arquivo.
estou esquecendo alguma coisa?

mais uma vez obrigado pelo apoio até aqui!