Segundo o TG Daily, "o poder de 1000 HDs na palma de sua mão". Um novo formato de armazenamento flash pode prometer algo revolucionário "para nossa época", com o novo 'ioDrive', da companhia Fusion io. Segundo a empresa, o drive, contendo centenas de Gibabytes em uma pequeno placa para PCs, pode substituir bancos de discos rígidos. Isso é que é promessa.
Na DemoFall 07, conferência realizada em San Diego, EUA, o CTO da empresa, David Flynn, explicou que o ioDrive é uma placa PCI Express com um controlador e chips NAND flash. Não é um controlador para outros drives, mas sim uma placa com armazenamento embutido, podendo ser facilmente instalada em muitos computadores atuais.
Ele ainda disse que as placas terão as vendas iniciadas com 80 GB, indo para 320 e 340 GB no próximo ano. Contudo, Flynn espera que em 2008 a empresa já produza versões de 1,2 TB, e um computador com várias placas dessa realmente seria algo assustador.
A Fusion garante que o dispositivo tem 160 pipelines paralelos, que podem ler dados a 800 MB/s e escrever a 600 MB/s, sendo que os testes foram realizados em uma máquina Linux. Essa velocidade se obteve usando pequenos blocos de 4K e transferindo simultaneamente oito "pacotes" de 1 GB para leitura e gravação. No teste, o ioDrive chegou a 100000 operações por segundo.
A empresa pretende lançar o primeiro dispositivo em dezembro deste ano, atingindo as capacidades maiores somente em 2008. O interessante é que primeiro sairão somente drivers para Linux, e só 3 meses depois é que lançarão os drivers para Windows Server, XP e Vista. Flynn disse que foca o mercado de jogos.
E o preço? A Fusion disse que o valor chegará a 30 dólares por GB, algo extremamente caro e que obviamente visará, em um primeiro plano, somente grandes empresas. Flynn adiciona que basta comprar pelo site, receber via Fedex (o "Sedex" dos EUA) que, em minutos, terá seu 'super-flash' de grande capacidade instalado. O problema novamente é o dinheiro :-P.
Veja mais em:
http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-09/46FBBD74.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário