terça-feira, 31 de janeiro de 2006

AquarelaLinux (novidade para 2007) + Sucesso!

Diego Henrique, Júlio C. B. Monqueiro e Mazza

- KDE personalizado (Provisório.: ícones CrystalClear ou Ricebowl, janelas Crystal, tema Baghira (ou Plastik), metabar KDE34_metabar)
- Tema em verde, amarelo e azul (não chamativos)
- Estimula o patriotismo (foco: tema e papel de parede)
- Baseado no Kalango Linux (kernel e scripts - devido a sua excelente qualidade), e no DreamLinux (modularidade)
- Kernel compilado por Luís Marks (-klg)
- Conta sempre com a versão "testing" dos pacotes
- Completa. Entre 600 e 680 MB aproximadamente
- Tudo que o usuário precisa: usuário final não necessita baixar mais nada da Internet (lista inicial de pacotes baseado no Kalango)
- Totalmente em português
- Primeira versão: Segundo sementre de 2007

E a primeira experiência para essa distro foi o KalangoPlus. Este ano estaremos planejando mais sobre o AquarelaLinux e à medida do planejamento vamos postando aqui.

Porque em 2007? Esse ano é de vestibular ( espírito de guerra :-P), e para fazer uma distro de alto nível, temos que passar numa universidade pública de alto nível (minha meta é Unicamp) :D

O KalangoPlus estará disponível aqui em breve. Durante o ano teremos mais notícias sobre o AquarelaLinux.

------------------------------------

Sucesso!

Fiquei muito feliz ao ver um post hoje (02/02). O usuário do fórum do KuruminLinux, o kadu20es , dizer a seguinte frase:
"Seguindo algumas dicas do amigo juliocbm em seu portfolio, consegui chegar ao que posso chamar de "iLinux" com orgulho!"

E em seguinda, publicando seu screenshot de um Linux com aparência Mac, disponível aqui.
É o Portfólio JulioCBM alcançando seu objetivo, de ser últil, e garantir mais felicidade a quem usa Linux. Obrigado!

domingo, 29 de janeiro de 2006

Confira também em RSS + AquarelaLinux

Confira o Portfólio JulioCBM também em RSS:

http://juliocbm.blogspot.com/atom.xml


Obrigado a quem visita, e por favor, divulguem meu blog!!

Aproveitando o post, fiz minha primeira remaster sem erros, baseado no Kalango, o KalangoPlus. Ele vem com KDE 3.5, Firefox e Thunderbird 1.5, Wine 0.96, Mercury 1710 e aMSN 0.95, Klipper, e uma série de atualizações e modificações com relação ao Kalango 3.2 original. Como não tenho Interent rápida, estou enviando o CD para Luís Marks gentilmente fazer o uplaod da ISO.

Essa é uma primeira experiência para o AquarelaLinux, que irá vir em 2007. Se vocês quiserem saber mais sobre esse novo Linux, irei publicar um post sobre ele ainda essa semana. ;-)

terça-feira, 24 de janeiro de 2006

KDE 3.5

Aqui está uma imagem de meu KDE 3.5. A instalação foi super-tranquila, não teve erros. Não mudou muita coisa, mas percebi que ficou mais estável e rápido, e várias novas funções foram integradas. Veja os aplicativos no painel ("barra de tarefas"), a disposição gráfica ficou mais elegante. A evolução do KDE, e juntamente com o Linux está muito rápida, acho que o Linux com KDE está melhor que o Wiindows faz tempo. Vale a pena acompanhar essa evolução.
PS.: Não se esqueça de ver o post abaixo desse, um tutorial sobre personalziação do KDE 3.4.3/3.5, além de várias telas de meu Desktop. Ah, e em 2007, AquarelaLinux - o Linux/KDE do seu jeito.

(clique na imagem para ampliá-la)



sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Screenshots de meu desktop! - E tutorial de personalização do KDE

(clique na imagem para ampliá-la)
(clique na imagem para ampliá-la)
(clique na imagem para ampliá-la)
(clique na imagem para ampliá-la)
(clique na imagem para ampliá-la)

Esse aí é meu Kalango Linux 3.2, KDE 3.4.3 (ainda). Instalei a decoração de janelas Crystal (não é CrystalGL - esse achei um pouco + feio e consome mais memória), veja só as bordas de cada janela transparentes, tema Baghira (ou clique aqui)com botões e estilo iTunes (inclusive fundo das janelas), tema de ícones Crystal Clear. o KBFX (Menu K) tem o tema Kanemone, escurecido por mim. O Ksplash é o MoodinKDE (clique aqui para o site). Todos disponíveis no site KDE-Looks (www.kde-looks.org), e o melhor, tudo em pacote DEB.

O Firefox (1.5) tem o tema CrystalDream, já o Mercury (1710), o Substance Aqua com o visual Arsenic.

Tudo isso não consome mta memória, trabalhei num visual com excelente relação custo-benefício :-D
Não coloquei sombra nas janelas como foi sugerido devido ao Composite ser muito instável, além de consumir muita memória (desempenho caiu quase pela metade).

>>>> Como instalar - Tutorial para personalização do Desktop KDE<<<<
Pensei em fazer um DEB com tudo isso, mas é melhor dar a vara e a isca ao invés do peixe :-) Então, mãos à obra.

1 - Testei em meu KDE 3.4.3, portanto, não recomento instalar em versões anteriores. Para alterar temas de todos os tipos vá no Centro de Controle KDE, Aparência & Temas. Para baixar os temas, clique em seus respectivos nomes acima)

2 - O Crystal, Baghira e MoodinKDE estão em DEB. Entre na pasta que você baixou os arquivos e dê F4, bastando instalá-los pelo comando:

sudo dpkg -i --force-all nomedopacote.deb

Se ficar alguma dependência, anote-as, rode sudo kedit /var/lib/dpkg/status, dê Crtl+F, ache o o pacote e remova as dependências problemáticas. Salve o arquivo.

3 - No caso do Kanemone, descompacte o arquivo .tar.gz em /home/$USER/.kbfx/bartheme. Em seguida, altera o arquivo /home/$USER/.kbfx/config, colocando o caminho da figura que você quer. Ou arraste simplemente a figura do Kanemone para o menu K. Para a barra de tarefas ficar preta, baixe o arquivo
http://img499.imageshack.us/img499/8502/default47ja.png , salve-o em /usr/share/apps/kicker/wallpapers/. Depois, clique com o botão direito no Painel, Configurar Painel, Aparência, marque "Habilitar plano de fundo" e altera o caminho para o da figura.

4 - Para você já ter as configurações do tema Baghira, baixe esse arquivo, e descompacte em /home/$USER/ . Pode sobrescrever os atuais arquivos.

5 - Para o CrystalClear, descompacte o arquivo .tar.gz em /usr/share/icons.

7 - Para o Firefox, entre na página do Crystal Dream, e simplesmente clique em Instalar, usando o Firefox, é claro.

8 - Para o Mercury, o Substance já vem nas minhas versões do mesmo. Basta ativá-la nas Opções. Para o visual Arsenic, copie o link do arquivo .mm, vá em Sistema -> Baixar recursos adicionais e cole o link. Depois, é só ativar nas Configurações Visuais.

9 - Esquema de cores: Baixe o arquivo aqui, tire extensão .txt dele
e cole como root em /usr/share/apps/kdisplay/color-schemes/ ou clique em Importar no Centro de Controle KDE, Aparência & Temas, Cores.

11 -
Fundo de tela: Clique aqui para baixar meu papel de parede

10 - Ative as personalizaçãoes do KDE, como já disse, em

Centro de Controle KDE, Aparência & Temas:
- Cores: Deixe ao esquema "Tiblit-Geek" ou outro bem escuro (tons de cinza escuro e preto)
- Decorações de janela: Crystal - configure ao seu gosto - para deixar os cantos arredondados, clique nos quatro cantos em "Round Corners"
- Estilo: Baghira (certifique-se de ter extraído o configs.tar.gz e sobrescrevido)
- Fundo de tela: Coloque o papel de parece que você baixou
- Ícones: Crystal Clear
- Tela de apresentação: MoodinKDE

Qualquer coisa, é só falar comigo ;-)

Agradecimentos ao Ricardo Pazeto.

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Sucesso total!! Confira algumas estatísticas

Situação até dia 17/01/2006 às 10:00 - dentro da Sourceforge

Pacotes oficiais do Mercury:
4449 downloads - 39.6 GB

Projeto SM/Messias**:
2875 downloads - 83.2 GB

Projeto SM/Messias para SM56**:
1554 downloads - 24.1 GB

Projeto Profeta:
400 downloads - 3.9 MB

Scripts mágicos:
26 downloads - 129.2 KB

Utilidades - Misc:
141 downloads - 825.8 MB

Total do Projeto Messias

9445 downloads - 126.1 GB

mais 269 na CódigoLivre totalizam

9714 downloads!!


Site do Projeto Messias:
4561 visitas desde final de Nov/2005

** Inclui arquivos do Projeto Messias hospedados pelo Luís Marks.

domingo, 15 de janeiro de 2006

Tutorial para a tradução de programas via código-fonte

No meu caso, usei o POEdit, disponível via apt-get.



- Baixe o source do programa que deseja traduzir. Eles sempre vem dentro de .tar.gz ou .tar.bz2. Nesse caso, baixei o morphixinstaller.

- Extraia o pacote. Você vai ver uma pasta com o nome de po. Entre nela, e pegue um arquivo com o nome de .pot. Se quiser alterar uma tradução do português de Portugal, por exemlo, pegue o pt.po. Coloque esse arquivo em sua home

- Abra o Poedit, na primeira vez que o abrir vai pedir informações. Selecione a opção de salvar arquivos .mo junto.

- Vá em Arquivo -> New catalog form POT file, se estiver abrindo um POT, ou Arquivo -> Novo catálogo, se abrir um PO. Se você abrir um POT, que é o recomendado, o POedit pedira informações suas. Na codificação, deixe tudo como utf-8.

- Agora é a parte da tradução. Note no screenshot que postei acima. Daqueles 4 espeços em brancos, usaremos o superior esquerdo e inferior esquerdo.

- Agora vá clicando nas tags, o texto original aparece no superior esquerdo, e o local para a tradução no inferior esquerdo.

- Depois de acabar, salve. No local onde está o arquivo .po, verá um .mo. Renomeie esse .mo para o mesmo nome do POT, ou seja, se o POt se chama morphixinstaller.pot, o MO chamará de morphixinstaller.mo. Coloque esse arquivo em /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES.

- Pronto!

Esse procedimento pode ser feito à mão, via um editor de textos qualquer. Você deve traduzir todas as mensagens onde estiver a linha msgstr. Depois de preencher tudo, rode o comando:

msgfmt -vv exemplo.po /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/exemplo.mo

Lembrando que editar manualmente a possibilidade de erros é bem maior.

Espero ter ajudado.

Abraços

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

AVISO

Encerro aqui temporariamente e parcialmente as minhas atividades no mundo Linux, e esse período é de um ano. Estarei somente ajudando Alexandre C. Leite na tradução do Mercury, fazendo os pacotes DEB, RPM e TGZ do Mercury somente em versões finais ou quando Carlos E. Morimoto (Kurumin) ou Leandro (Kalango) pedir, e também colaborando em meu ínfimo tempo livre no DreamLinux e Kalango. Lembrando que, atualmente trabalho no Projeto Messias, SM/Messias, Profeta, Traduçao do Mercury, construção de pacotes do Mercury, desenvolvimento do KalangoLinux, suporte no Kurumin, desenvolvimento de scripts, pacotes e soluções no DreamLinux, entre outros.
Minhas atividades serão encerradas em 85% nesse ano, pois 2006 é um ano especial para mim, ano de vestibulares. Estudo no colégio Eng. Juarez Wanderley, colégio mantido pela Embraer, e nossos objetivos são semelhantes: passar com folga numa universidade federal. Para tanto, não terei tempo para de dedicar ao Linux como me dediquei em 2005, passando o primeiro e segundo plano de meu tempo focados unicamente no estudo.
Tenho um plano de vida, e esse felizmente não pode ser quebrado. Meu objetivo é fazer Engenharia da computação em alguma das melhores universidades federais do país, formar minha própria empresa e claro, durante todo esse tempo ajudando o Linux. E, para isso, tenho que saber priorizar momentos de minha vida. Ficarei suspenso parcialmente ou totalmente no ano de 2006, voltando à tona em 2007, Deus queira com um de meus objetivos conquistados, colaborando ainda mais com esse universo.
Não se preocupem, não vou largar de ninguém. O Profeta e os pacotes de softmodem para o DreamLinux está nas mãos do Alarcon; o Messias chegou em sua versão final, e com o junior79 comandando os SM56; o DreamLinux continuará firme sem minha presença contínua; o pacote do Mercury, ativem o auto-update nas configurações, e sempre estarei soltando as versões finais; ao Kalango, irei ler meus email sempre que puder; e aos outros, sempre que posso darei uma olhadinha.
Obrigado à todos que colaboraram para que 2005 fosse um ano de sucesso total para mim, participando de tantos projetos simultaneamente. Um abraço especial para Alarcon Fernandes; Luis Marks; a toda equipe do DreamLinux: André Felipe, Drjesteves, Nelson, Katatau e Lucky; ao Carlos E. Morimoto; à Isabeljp; ao Leandro Santos e ao Alexandre C. Leite e à todos os meus amigos e outras pessoas que não lembrei; todos esses me recepcionando sempre com muita hospitalidade, me ajudando a crescer, à desenvolver e aceitar meus projetos e ter o conhecimento que tenho hoje.
Garanto que vou ler emails de todo mundo, se possível responder. E sempre que puder, aos domingos estarei online no MSN.
Eu voltarei, em breve.

Abraços,
Júlio César Bessa Monqueiro

Mais uma correção no DreamLinux - e Mercury

Depois de instalado no HD, o DreamXFCE tinha uma lentidão no boot por causa do utilitário DHCPDISCOVER. Para removê-lo, tínhamos que comentar a linha "auto eth0" no arquivo /etc/network/interfaces. Isso foi corrigido adicionando-se ao postinst.sh o comando:

sed -e 's/auto\ \eth0/#auto\ \eth0/g' /etc/network/interfaces > /tmp/interfaces2 2> /dev/null
rm -f /etc/network/interfaces 2> /dev/null
cp -f /tmp/interfaces2 /etc/network/interfaces 2> /dev/null


No postinst do Mercury, foi retirada a linha:

ln -sf /dev/video0 /dev/video


E adicionada:

chmod 777 /usr/lib/mercury/*


Para corrigir problemas com permissões de escrita no arquivo /usr/lib/mercury/Mercury.lax e outros.

domingo, 1 de janeiro de 2006

DreamLinux - Versão 1.1 disponível

Depois de muito suor e dedicação, o DreamXFCE chega na sua versão 1.1

Como o André Felipe disse:

Olá a todos,

Como presente de Ano Novo aqui está a definitiva distro DreamXFCE, graças à colaboração do JulioCBM, de valor inestimável, detectando e resolvendo os pontos onde poderíamos melhorar, do sempre disponível Drjesteves, à postos nos testes e soluções e ao Katatau, nosso cyberservidor e administrador.


Você deve estar se perguntando: porque na minha parte está tudo em negrito? Óbvio, esse blog é um portifólio meu, logo tenho que me destacar :-D No caso, o post abaixo sobre as correções do Dream foi o que fiz dessa vez, além da tradução de vários programas.

Vale a pena baixar essa versão. É tudo o que você quer, é a sua distro dos sonhos :-)

Mais informações: http://www.dreamlinux.com.br/download.html

Feliz ano novo!!

Feliz ano novo para todos que visitaram, visitam ou visitarão meu blog!! Tenha um 2006 repleto de felicidades!