sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

DreamLinux - Correções de bugs

Acompanhem as seguintes correções do DreamXFCE, feitas por mim:

- Menus duplicados
- Montagem de dispositivos pelo usuário
- Criação do fstab atualizado
- Criação das pastas em /mnt de acordo com o fstab
- Substituição do Morphix por DreamLinux no Grub
- Bootsplash após instalado no HD
- Personalização e tradução do instalador Morphix a partir de arquivo PO

1 - Bootsplash

- Peguei o miniroot.gz, do CD ROM, montei ele e peguei todas as cofnigurações do bootsplash
- Criei um pacote que instalava o tema do Dream extraído do Miniroot
- Instalando o pacote bootsplash e configurando-o, apliquei o mesmo tema do Dream que roda pelo CD
- Com o passo acima, foi gerado o initrd.splash. Alterei seu nome para initrd, melhorando a compatibilidade

- Mas, como o initrd ser adicionado ao menu.lst, do Grub, tive que adicionar a seguinte entrada no postinst, juntamente com a substituição da expressão Morphix GNU/Linux para DreamLinux (se o menu.lst existir):

if [ -f /boot/grub/menu.lst ]; then

#Adiciona suporte ao bootsplash
sed -e '11i\' -e 'initrd = /boot/initrd' /boot/grub/menu.lst > /boot/grub/menu.lst2
mv -f /boot/grub/menu.lst2 /boot/grub/menu.lst

mv /boot/grub/menu.lst /tmp/updategrub
sed -e 's/\Morphix\ \GNU\/\Linux/DreamLinux/g' /tmp/updategrub > /tmp/updategrub1
cp -f /tmp/updategrub1 /boot/grub/menu.lst

fi


Que adiciona na linha exata do menu.lst a entrada no initrd.

2 - FSTAB

- Alterei o script do Kalango que cria o FSTAB com as partições do usuário, o /usr/sbin/rebuildfstab, e adicionei ao postinst:

clear
rebuildfstab 2>/dev/null
clear


- Ele adiciona as entradas no fstab e cria as pastas. Mas, para as entradas do fstab adicionadas pelo instalador do DreamLinux, a pasta não é criada. Para isso:

grep "^/dev/[hs]d.*/mnt/" /etc/fstab |
while read dev mnt x
do

mkdir /$mnt 2>/dev/null

done


Para complementar:

#Diretórios
mkdir /mnt/hda1 2>/dev/null
mkdir /mnt/sda1 2>/dev/null
mkdir /media 2>/dev/null
mkdir /media/ipod 2>/dev/null
mkdir /mnt/cdrom 2>/dev/null
mkdir /mnt/cdrom1 2>/dev/null
mkdir /mnt/auto 2>/dev/null
mkdir /mnt/auto/cdrom 2>/dev/null
mkdir /mnt/auto/cdrom1 2>/dev/null
mkdir /mnt/auto/floppy 2>/dev/null

# Permissoes
chmod 777 /floppy 2>/dev/null
chmod 777 /mnt/auto/* 2>/dev/null
chmod 777 /mnt/* 2>/dev/null
chmod 666 /dev/audio* 2>/dev/null
chmod 666 /dev/dsp* 2>/dev/null
chmod 666 /dev/mixer* 2>/dev/null


Com tudo isso, a questão do usuário comum montar dispositivos fica resolvida também.

3 - Instalação no HD

Para sumir com a opção "Instalar DreamLinux no HD", depois de instalado no mesmo, adicionei a entrada:

# Remove a opção de Instalar no HD após instalado
rm -f /usr/share/applications/Instalar* 2>/dev/null


Que remove o link do menu.

4 - Sumir com menus duplicados

Para sumir com os menus duplicados (KDE e Gnome), adicionei uma entrada que "caduca" os links para o KDE:

# Some com os menus duplicados
ln -sf /tmp /usr/share/applnk/Internet
chown root.root /usr/share/applnk/Internet


Ou seja, os direciona para /tmp.

TUDO ISSO ACIMA JOGADO NO PACOTE DEB DREAMDATA

5 - Outras soluções:

- Personalização e tradução do Morphix instaler e Partition Morpher, com logos do Dream ao invés d o Morphix e personalização do texto;

6 - Grub


Para resolver a questão do MCP iniciar em inglês, a tag lang=us, do /boot/grub/menu.lst, do CD-ROM, foi alterada para lang=pt_BR

PACOTE DREAM-CUSTOM-MORPHIX

##############################

TUDO ISSO NÃO SÃO CORREÇÕES APENAS PARA O DREAMXFCE, E SIM PARA BASE do DREAMLINUX.

Para tanto, deve-se instalar os seguitnes pacotes:

- dreamdata_1.1_i386.deb
- dream-custom-morphix_1.7_i386.deb
- dreamdata-locale-br_1.0_i386.deb (ATENÇÃO!! SOMENTE PARA A BASE!)

E alterar tag lang=us, do /boot/grub/menu.lst, do CD-ROM, para lang=pt_BR

segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

DreamLinux

Achei o código-fonte do atual instalador do DreamLinux. Portanto, como fica chato uma distro em português com instalador em inglês, peguei o arquivo .po do fonte, baixei o POEdit e estou traduzindo. Vou compilar para um arquivo .mo e depois só jogar pra distro. Tudo a gosto do brasileiro :-D

domingo, 25 de dezembro de 2005

sábado, 24 de dezembro de 2005

Mercury Final

Mercury em sua versão final. Pacotes feitos por mim.

Versão 1710 Final

Pacote DEB (Debian)
http://prdownloads.sourceforge.net/pro....deb?download

Pacote RPM (Red Hat)
http://prdownloads.sourceforge.net/pr...-2.rpm?download

Pacote TGZ (Slackware)
http://prdownloads.sourceforge.net/pr...S7.tgz?download

Obrigado e um Feliz Natal!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Andamento

Mercury

- Saiu a versão final. Acabei de fazer as versões para Linux em DEB (Debian), RPM (Red Hat) e TGZ (Slackware). Amanhã, dia 24/12, Danny irá adicionar ao site principal essas minhas versões. A tradução do Português do Brasil também foi atualizada. Por enquanto agora, férias de Mercury. Foi cansativa essa última semana.
Vejam meu nome aqui:
http://www.mercury.to/index.php?sub=Team

Projeto SM/Messias

- Acabei de fechar a versão final, como não há mais bugs reportados. Uma novidade é que vai sair a versão final em DEB, RPM e TGZ também, aumentando bastante o público-alvo. O junior79 fará a versão especial para SM56 com base nessa. Provavelmente terá também a versão nos três sistemas. Por enquanto, férias também.

DreamLinux

- Empacotei o SGP para testes e provável inclusão no DreamXFCE. Esse mesmo deve liberar outra RC dia 25, Natal, com várias correções.

terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Projetos - o início

Mais informações sobre todos esse projetos:
http://projeto-messias.sourceforge.net

Projeto Messias


Um projeto mantido por mim e Alarcon Fernandes, que consiste em criar soluções, scripts e pacotes que visam tirar um pouco da dor de cabeça que alguns usuários de Linux tem. Temos vários subprojetos, tais como o Projeto SM/Messias, Projeto Profeta e o pacote Debian do Mercury Messenger. O Projeto Messias, ao invés de trabalhar na construção de uma distro, visa ajudar as outras a crescerem, oferecendo ajuda no desenvolvimento e criando novos recursos como o Projeto Profeta. De início, o Luís Marks mantinha nossos arquivos na SourceForge, mas consegui um projeto próprio e fizemos de lá um grande repositório. Inicialmente, esse nome era dado ao Projeto SM/Messias, mas devido a possibilidade de expansão, mudamos o conceito.

Proejto SM/Messias

Bom, vou começar a descrever como surgiu os projetos. Tinha o Kurumin 4.2 na minha máquina, e este não rodava meu modem, um HSP Micromodem 56, de chipset pct789, pois o K4.2 tinha o kernel 2.6. Instalei o Kurumin 3.31, de kernel 2.4, e meu modem funcionava direitinho. Mas o 3.31 era já ultrapasado, com programas antigos. Surgiu então a idéia de se copiar apenas o kernel para o Kurumin 4.2, do Lucky o Sidney Parise, que também tinha conflitos entre kernel/modem. Junto com ele, tivemos a idéia de criar um script que instalasse o kernel 2.4.25-klg mais os drivers e scripts de ativação dos softmodems a partir de um pacote .tar.gz, somente para o Kurumin. Nosso script era pobre, apenas em modo texto. Depois, tivemos a ideia de transformar o .tar.gz em um deb. Deu certo, depois de um tempinho observando os conflitos entre pacotes.

Graças ao Carlos Morimoto e ao Luís Marks, apresentei a idéia a eles e fixaram meu tópico no fórum do Kurumin. Bom, por causa do modem, conheci o Alarcon Fernandes, o "cara" dos modems Smartlink. Devido à sua grande vontade do saber, convidei ele a participar daquele projeto que instalava o kernel 2.4, o Projeto Messias. Daí então, como ele entendia de shell script, construiu um script de instalação em KDialog, perfeito.

Mas devido ao grande sucesso do Projeto, que alcançou 400 mensagens em um mês, no fórum, decidimos ampliar nosso projeto, dando suporte a todas as distros baseadas em Debian. E como nem todas usam o KDE, convertemos os scripts para XDialog.

Logo depois, fomos reescrevendo os scripts originais do Morimoto,m adaptando-os a qualquer distro; fizemos uma detecção automática se a pessoa tinha o Xdialog ou dialog (pseudográfico) na máquina, e caso não tivesse nenhum dos dois, instalava o dialog antes de iniciar a instalação; incluímos também o Projeto Profeta. Infelizmente, nesse estágio, o Lucky deixou o projeto, indo para o DreamLinux apenas.

tivemos também a vinda do junior79, que fez um projeto especial para os SM56, visto que nõa tinha suporte total no projeto original. E como o junior tinha um módulo compialdo para um outro kernel, pegou o projeto e adaptou. Hoje temos vários usuário desse modem felizes.

Bom, hoje o Projeto é um pacote DEB apenas, que tem um postinst que configura o mouse para o kernel 2.4; configura o BootLoader, dexa tudo prontinho. E já estamos na versão 1.0RC1.

O Projeto foi renomeado recentemente para Projeto SM/Messias (SoftModem/Messias), visto que o Messias se tornou um projeto maior.

Projeto Profeta

Surgindo a aprtir do Projeto Messias, foi um projeto criado inicialmente por Alarcon, "que visa um script que mostra de forma automática o tipo de modem do usuário . Este script informará qual é o seu tipo de modem ou talvez (seria mais interessante) irá acionar o script adequado para a ativação do modem sem precisar da intervenção do usuário ficando assim mais fácil para quem nem sabe qual é seu modem e nem menos qual dos scripts existentes o ativa." Para isso foi preciso da ajuda de todos os usuários do Fórum Kurumin que tem seu modem funcionando. perfeitamente. Interessante é a analogia que fizemos com a relação entre SM/Messias e Profeta:

"O Projeto Profeta é quem direciona seus fiéis ao Messias, e claro, distribui a sua palavra. Profeta identifica seu modem de forma simples e te informa qual caminho a seguir para seu funcionamento, tanto para os scripts do Kurumin 5 quanto do Projeto SM/Messias.
Após o Profeta levar a palavra aos fiéis, o Projeto SM/Messias é quem se encarrega de fazer tal modem funcionar, caso não esteja funcionando no seu fiel e companheiro kernel 2.6.". Lembrando que, também temos uma configuração passo-a-passo do discador, seja ele o Gnome-PPP ou KPPP.

O Projeto Profeta, liderado pelo Alarcon, tem cada dia mais adicionado suporte a mais modems. Hoje, além do Projeto SM/Messias, o Profeta também é incluso no BigLinux.

Pacote Debian do Mercury

O Mercury vem se popularizando cada vez mais por ser um messenger excelente, com suporte a webcams e quase todos os resursos do MSN 7.5. Devido ao fato das pessoas estarem se complicando para instalar, muitos betas serem lançados e por vir com uma configuração padrão ruim, decidi manter um pacote Debian do Mercury, já todo personalizado. Eu mexi nas configurações padrão, deixei menor (tirei as DLLs que vinham para o Windows), adicionei suporte a Webcams e mais skins, e já coloquei a minha tradução do Mercury, nal qual tive a grande ajuda de Alexandre C. Leite. Iniciei o pacote DEB para o Kalango, na possibilidade de se adicionar a distro. Logo depois, o Mauro Xavier, desenvolvewdir do pacote DEB do Mercury para o Kurumin, "passou a bola" para mim, e a partir da próxima versão do Kurumin, meu pacote será incluso. Além do Kalango e Kurumin, o Alexandre deu a idéia de publicar no fórum do próprio Mercury.
Falei de idéia ao Danny (desenvolvedor do Mercury), ele gostou e logo fixou tópico. No início estava fazendo dois pacotes, um em inglês e outro em português, pois o Mercury, como a tradução em pt_BR era recente, acionava a tradução em português de Portugal. Mas fiz um sistema de auto-detecção do idioma, assim poupando tempo e espaço. Reportei o bug ao Danny, que corrigirá na nova versão.
Agora, sempre que tem uma versão nova do Mercury, vou correndo fazer o pacote e o upload. Logo depois de adicionar o arquivo à Sourceforge, notifico os usuário sobre a nova versão nos fóruns.

Tradução do Mercury

O Mercury é um dos Messengers mais utilizados no Brasil, no mundo Linux, e, desde a versão 1710, não houve mais atualização da tradução em Português do Brasil do mensageiro. E, como a adição de recursos era grande, o Mercury iniciava em Português de portugal, pois era mais novo que o brasileiro, só que com várias coisas em inglês. Me ofereci para traduzir o Mercury para salvar os milhares de brasieliros que não entendem inglês, para o programa ficar mais apresentável e para melhorar meu inglês. No começo foi difícil, pois era muita coisa para se traduzir e hoje mantenho a tradução, junto com Alexandre C. Leite.

Mercury

Além de tradutor do Mercury e mantenedor do pacote DEB, como vocês viram acima, também testo versões betas e RC, reportando bugs e soluções, além de ajudar outras pessoas no fórum. Mantenho contato direto com Danny, desenvolvedor do Mercury.

DreamLinux

Me integrei ao DreamLinux logo em seu início. Lá, participo ativamente no desenvolvimento, especialmente na parte de modems e scripts. Em fase de testes, adaptei o instalador do Kurumin ao DreamLinux; baseado no PPP-Fácil, crei um configurador e discador em Xdialog.
Lá, particio também de correção de bugs de todas as versões, além de ser moderador de parte do fórum.

Kalango Linux

Graças ao Luis Marks, me integrei a lista de discussões do Kalango Linux, apontando bugs, correções e melhorias nas versões de teste e finais. Fazem parte do grupo eu e mais 8.

BigLinux

Com o convite do Bruno Gonçalves, me tornei um administrador do fórum BigLinux, para efetuar uma reforma e reorganização do mesmo. Também colaboro sempre que posso na distro.

Kurumin Linux

Já sou um Grande vento sussurrante lá :-D. Ajudo no suporte técnico e opiniões, e, talvez na próxima versão do Kurumin, meu pacote Mercury esteja integrado. O Kurumin foi o meu portal de entrada para o mundo Linux. Nâo se preocupe, lá também já fui um daqueles carinhas que só fazem perguntas :-P



Todo esse trabalho teve reconhecimento, como:

"Olá Parceiro!!
lhe envio este e-mail somente para lhe agradecer e lhe
dar os parabens pelo trabalho em "projeto messias",
pois graças ao seu esforço e o da galera, hoje eu
consegui (depois de varias tentativas durante um ano),
conectar - me a internet pelo meu modem motorola no
kurumin linux 5.0!!
além de grato, eu tbm devo-lhe um parabens pelo
desenvolvimento do script e do pacote que funcionaram
perfeitamente, minto, eu tive de alterar umas linhas
do profeta ke estavam dando erro, mas foi meu pc kem
tava dando pau mesmo!!heheh
ok!!
parceiro!!
mais uma vez obrigado e um feliz natal e um próspero
ano Novo pra ti!!
Abço!!"

Renato genestra martins

"E quero deixar aqui meus parabéns pelo otimo trabalho do Julio, não só no Mercury mais em todo projeto messias, pois consegui fazer a conexão de um amigo atraves dele!!

Parabéns pelo otimo trabalho juliocbm

Abraços e sorte,

Alex Luna"

Mais informações sobre todos esse projetos:
http://projeto-messias.sourceforge.net


Conexão JW

Criada por uma idéia minha, e iniciada a partir de um simples site de uma turma e de minhas experiências anteriores, Conexão JW foi uma oficina durante o ano de 2005, no colégio Eng. Juarez Wanderley,
liderada por André Andere e José Luís Machado Morais e eu, na qual se simulava um ambiente empresarial, objetivando a produção de um site e uma revista. Essas duas tinham, por sua vez, o objetivo de interligar e informar cada vez mais os alunos, lembrando que só continham notícias internas. O lucro da revista é revertido para o projeto Alternativas Sustentáveis (que visa a proteção do meio ambiente). Dentro dos horários destinados ao projeto, com em média 18 pessoas, cada uma fazia o que gostava, dentre as categorias jornalismo, administração, publicidade e webmaster. O resultado foi a grande popularização e valorização dos dois produtos dentro do colégio, além de uma palestra que fizemos para todos os educadores da rede Pitágoras de ensino do Vale do Paraíba.
Isso foi uma experiência incrível para mim, pois aprendi a lidar mais com gente, com o público, com a administração; saber resolver conflitos e ouvi os outros, entre outros, e muito útil, para meu grande sonho: de formar uma empresa de informática (explorando um ramo inédito) junto com meus amigos.
Bom, como ano que vem não posso mais participar diretamente do Projeto (normas da escola), dois alunos do primeiro ano
(selecionados com muito critério) continuarão o mesmo. Cada vez com mais força. Mais informações: http://www.conexaojw.tk

Agrofloresta

Uma coisa que não tem nada a ver com informática, mas tem tudo a ver com vida, foi o Grupo da Agrofloresta, um subprojeto do Alternativas Sustentáveis, que citei acima. Trabalhei um ano com meus amigos nesse grupo. Antes de mais nada, agrofloresta é a convivência entre agricultura e reflorestamente/conservação da floresta. Planta-se num sistema similar ao de uma floresta, porém com espécies comerciais também. O resultado é um produto em que não foi preciso nem irrigar, mas que tem qualidade superior às atuais monoculturas. Além de você ter diversidade de produtos, você refloresta uma área no dobro da velocidade de um reflorestamento comum, ou preserva uma já formada. Ou seja, é uma solução em nível mundial.
Bom, a experiência nesse grupo foi similar ao Conexão JW, porém não tinha líderes pré-definidos (a liderança surgia a partir de líderes natos - e, no caso, foi feita por mim, André Andere e Aline Neves Araújo, grandes amigos meus), não havia hierarquia e nem tanto planejamento, o que resultou em uma experiência um pouco diferente (mas não inferior). Palestras diversas, mutirões, ensinos, explicações, gincanas, etc, fazem parte da minha história. Assim como o princípio da Conexão JW, temos que "passar a bola" para alunos do primeiro ano, mas nesse caso não é nós quem escolhemos. Entra quem estiver interessado. Gente não falta :)

Início

Sou Júlio César Bessa Monqueiro, conhecido em fóruns como juliocbm, atualmente no segundo ano do ensino médio, estudando no colégio Eng. Juarez Wanderley. Nesse blog, vou publicar uma espécie de portifólio dos meus projetos, além de tutoriais, a maioria relacionado ao Linux, e em especial, as distribuições brasileiras.
Mas porque faço isso no ensino médio, sendo que nem técnico faço? Porque eu gosto. Tive meu primeiro computador ao 9 anos (o que colaborou bastante pelo que sou hoje), o primeiro conserto foi com 11 anos (fazendo aquela famosa manutenção do Windows e trocando uma memória RAM!). De lá pra cá só fui arrumando PCs de amigos e parentes, tudo na faixa (porque era gratuito? Não consertava por dinheiro, e sim por prazer, queria aprender). Porém, aos 15 anos, tive meu primeiro contato com o Linux (graças ao Mazza (Bruno - do meu colégio)) , o Kurumin. Vi as possibilidades de inclusão digital daquele sistema operacional, e todas as outras vantagens que não vou citar aqui porque esse local não tem o objetivo de discutir quem é melhor. Mas, a posibilidade que mais me chamou a atenção foi a de se integrar na comunidade de desenvolvimento, ou seja, fazer parte do pessoal que faz o sistema operacional.
Tudo isso tem um valor: faz anos que decidi meu futuro profissional, enquanto vejo gente que fica em dúvida até na hora da inscrição no vestibular. Ano que vem, Engenharia da Computação na cabeça. Obrigado a todos que me ajudaram a chegar onde cheguei e até onde eu vou chegar. Agradecimentos especiais à Fernando Nishimura, meu professor (de informática - pra variar), conselheiro e amigo, e ao Mazza, o cara que me fez conhecer e perder o medo do Linux. ;-)

Daqui a 10 anos, visitem minha própria empresa :)